Secretários participam de reunião sobre a construção do Memorial Dom Vital

Na manhã de hoje (9), o vice-prefeito Ba Barros esteve na localidade de Nova Aurora para participar de uma reunião e tratar assuntos relacionados a alocação e identificação da área onde será construída o memorial com a estátua e capela de Dom Vital.

O objetivo da criação do memorial, é incentivar o turismo religioso e assim, influenciar o desenvolvimento econômico, com possiveis roteiros gastronômicos, histórico-culturais, e melhoria da qualidade de vida da população local, pelo aumento do emprego, assim como, da valorização do património cultural, principalmente de carácter religioso.
Para uso do local, teremos a parceria entre a prefeitura, a associação de Nova Aurora e as terras do agricultor Pedro Andrade.
Também estiveram presentes, o Secretário Executivo de Turismo, Tarcísio Josafá, o Chefe de Governo, Ailton Filho; o Secretário de Finanças, João Paulo; o Secretário de Infraestrura, Ozael Brandão, o Presidente da associação dos agricultores rurais de Nova Aurora, Sandro Altino e o agricultor Peu de Aurora.

Quem foi Dom Vital?

Nascido em Pedras de Fogo no ano de 1844, Dom Vital, desde criança, esteve envolvido com as atividades religiosas.
Antônio, nome de batismo de Vital, estudou no Colégio do Benfica, em Recife, entrou para o Seminário de Olinda e terminou a sua formação na França. De lá, Dom Vital retorna para o Brasil e ensina filosofia em São Paulo. Após um curto período na função, é nomeado Bispo de Olinda por Dom Pedro II e confirmado pelo Papa Pio IX.
Era exatamente esse o problema. A Igreja estava cheia de maçons, inclusive Padres, e Dom Lacerda se levantou contra isso, seguindo o que ensina Roma. Dom Vital fez o mesmo em Olinda: lembrou aos diocesanos que não há compatibilidade entre a fé católica e a Maçonaria. Quem quisesse ser maçom não poderia ser católico nem o contrário também não poderia ser possível. Os maçons reagiram. É reconhecido e admirado na Inglaterra, França, Itália e Brasil como um herói da fé.
Hoje seus restos mortais se encontram na Basílica da Penha, no Recife, lugar administrado pelos seus confrades capuchinhos do Nordeste.
Sua causa de Beatificação encontra-se na fase final e é acompanhada pelo frei Jociel Gomes, que está em Roma para melhor guiar o processo que pode fazer surgir o primeiro Santo da Paraíba.