Casarão

OFICINAS DO CASARÃO DA CULTURA

Ballet

Antes uma realidade das classes mais abastadas, o ballet, hoje, transpassa essa barreira social e é oportunizado à população. Estilo de dança clássico, a oficina tem à frente duas professoras especializadas nesta expressão artística, que levam para mais de 200 alunas algo tão restringido outrora.

Teatro

Desde a Grécia Antiga, o teatro é uma das modalidades artísticas mais influentes, ricas em conteúdo, encantadora. Nele são desenvolvidas habilidades como representação, expressão corporal, capacidade criativa e de improviso. Contamos com um ator profissional à frente deste trabalho, que vem atraindo os jovens e crianças para esta área riquíssima.

Rabeca

Este instrumento, de origem árabe, que vem sendo utilizado desde a Idade Média tem uma forte influência no cenário musical da nossa região. Vários mestres da rabeca são do Nordeste. A oficina visa preservar e propagar algo genuíno da nossa cultura. O professor que está à frente deste trabalho foi aluno de grandes mestres como Salustiano, Bráz, Sebastião ilustres rabequeiros do país.

Desenho Artístico e Pintura

Aqui os alunos são impulsionados a desenvolverem a criação, a percepção da realidade por meio da sensibilidade, técnicas de pintura e desenho. Tendo como professor um artista plástico primoroso, reconhecido pelas suas obras na região, a oficina oferta ao público aulas que possibilitarão o desenvolvimento nas artes plásticas.

Violão

Em diversas áreas do conhecimento, o estudo feito de forma desorganizada torna a ser esquecido e pouco aplicado no cotidiano, seja profissional ou pessoal. Ter um objetivo a cumprir e um caminho a percorrer, dar um sentido e colaborar para o conhecimento que é adquirido e absorvido no processo, este é o objetivo desta oficina.

Práticas Circenses

Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência diferente e divertida no mundo do circo. As atividades contribuem para a socialização das crianças e jovens, a prática da criatividade, conhecimentos culturais e troca de experiências e vivências do circo, além de serem legais e atrativas para fazer em família e outros ambientes. Os participantes podem confeccionar e decorar os equipamentos e, logo após, as crianças vivenciam as experiências.

Percussão

Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Muitas sociedades possuem músicas inteiramente executadas por instrumentos de percussão, particularmente tambores, que estão entre os instrumentos mais antigos do mundo. Nossa realidade cultural é permeada por essa característica musical… e as aulas visam desenvolver habilidades nos instrumentos, preservando a identidade cultural.

Cavalo Marinho

É uma dança natalina, típica da Zona da Mata Norte de Pernambuco e algumas regiões da Paraíba; conta com divertidos diálogos, muitas vezes improvisados. Os músicos tocam sentados e as músicas são chamadas de toadas (versos cantados) e as loas (versos falados). Os principais instrumentos são: a rabeca, o pandeiro, o ganzá e o reco-reco. Ofertar a oficina é uma maneira de propagar esta expressão cultural tão rica e característica da nossa região.

Flauta Doce

A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical pode proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de sua percepção musical, assim como também o aprendizado da leitura musical, estimulando à criatividade, além de auxiliar no seu aperfeiçoamento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda). Possibilitando ainda a formação de grupos musicais, melhorando o trabalho em conjunto, e a capacidade de memorização, concentração, exercitando o físico, o racional e o emocional das crianças.

Cine Clube

Tem a finalidade de trazer temas importantes por meio da arte filmográfica. A ideia é trabalhar as temáticas por meio de filmes, não só exibindo, mas debatendo o que for abordado nas sessões. Intelectuais, professores, cinéfilos em geral conduzirão os momentos.